Como criar uma Cultura centrada na Confiança no local de trabalho?

Compartilhe o texto:   

Como criar uma cultura centrada na confiança no local de trabalho?

Para construir uma cultura de confiança no local de trabalho, devemos primeiro compreender o que realmente é “confiança”. A confiança fornece a base para relacionamentos positivos e produtivos. Pessoas confiáveis demonstram confiabilidade, integridade e forte inteligência emocional, o que resulta em vulnerabilidade e transparência.

De acordo com Patrick Lencioni em seu livro “As Cinco Disfunções de uma Equipe”, existem dois tipos básicos de confiança: confiança baseada em previsões e confiança baseada em vulnerabilidade. A confiança preditiva baseia-se no fato de alguém ter sido confiável e competente no passado. A confiança na vulnerabilidade baseia-se no fato de a pessoa fazer você se sentir psicologicamente seguro, o que significa que você pode se abrir para ela sem medo de repercussões. Ambos os tipos de confiança são necessários, mas a confiança baseada na vulnerabilidade o levará mais longe à medida que você aumenta o nível de suas equipes.

As empresas devem trabalhar na construção de uma cultura de confiança, que traz muitos benefícios no trabalho.

O que ganhamos com a Confiança no local de trabalho?

Desde confiar em seus funcionários para tomar decisões (também conhecido como autonomia do trabalhador) até construir confiança dentro das equipes, a confiança forma relacionamentos que levam ao sucesso. Criar uma cultura de alta confiança pode resultar em:

  • Colaboração e Trabalho em Equipe Aprimorados: A confiança cria uma cultura onde os funcionários se sentem confortáveis para compartilhar ideias ou colaborar com colegas e gerentes, levando-os a se tornarem uma equipe de alto desempenho. Quando a confiança está presente, é mais provável que as pessoas contribuam com seus talentos e ideias únicos, ajudando a superar desafios de formas inovadoras.
  • Maior Envolvimento dos Funcionários e Satisfação no Trabalho: Funcionários engajados relatam mais felicidade no trabalho, têm menos faltas e tendem a permanecer na empresa. Em um ambiente baseado na confiança, os colaboradores se sentem valorizados e respeitados, o que os incentiva a assumir a responsabilidade por suas contribuições, confiando que não serão admoestados ou punidos se as coisas não funcionarem como esperado.
  • Melhoria na Comunicação e na Tomada de Decisões: A pesquisa de Dale Carnegie revelou que 80% das pessoas em equipes de alto desempenho relataram receber comunicação aberta e honesta dos líderes, enquanto apenas 61% dos funcionários de outras equipes poderiam dizer o mesmo. Melhor comunicação resulta em decisões mais rápidas e eficazes porque os funcionários se sentem confortáveis para compartilhar suas ideias e são motivados a cooperar com base no respeito e na confiança mútua.
  • Maior Inovação e Criatividade: Uma cultura de autoconfiança incentiva a assunção de riscos e a criatividade, que juntas levam à inovação. Se os funcionários se sentirem seguros uns com os outros e com a gestão, será mais provável que apresentem ideias fora da caixa. Por exemplo, o Amazon Prime surgiu quando o funcionário Charlie Ward colocou sua ideia em uma caixa de sugestões de funcionários. Sem a confiança de que sua ideia não seria ridicularizada, a Amazon poderia nunca ter se tornado o gigante do varejo que é hoje.
  • Resiliência e Adaptabilidade Organizacional Fortalecidas: A resistência à mudança é comum no local de trabalho. Mas quando os colaboradores confiam na liderança e uns nos outros, é mais provável que aceitem a mudança e enfrentem novos desafios de frente, aumentando a adaptabilidade e a resiliência das organizações.

Esses são grandes benefícios, mas a questão permanece: como os líderes constroem a confiança dos funcionários?

Construindo uma Cultura de Confiança

Criar confiança no local de trabalho exige esforço, sem dúvida. Mas você pode trazer confiança para sua organização prestando atenção aos seguintes aspectos:

  • Seja Transparente na Comunicação e Responsável pelas Ações: Compartilhar informações sobre os objetivos, desafios e situação atual da organização faz com que os funcionários se sintam respeitados e valorizados, uma verdadeira parte da tomada de decisões. A comunicação aberta é particularmente importante quando as coisas vão mal. Gestores que aprendem a liderar com humildade promovem a segurança psicológica e produzem equipes de alto desempenho.
  • Priorize a Empatia e o Respeito em Todas as Interações: Além de comunicar-se com tato e exibir inteligência emocional, bons líderes sabem que ser respeitoso leva mais longe do que emitir exigências. Até Dale Carnegie reconheceu isso com seus princípios como “Seja solidário com as ideias e desejos da outra pessoa” e “Faça perguntas em vez de dar ordens diretas”.
  • Crie Oportunidades para Diálogo Aberto e Feedback: Há uma infeliz lacuna de percepção entre o que os funcionários vivenciam e o que os líderes pensam que vivenciam. Os gerentes devem coletar feedback sobre sua gestão e tomada de decisões e agir de acordo com ele para garantir que os funcionários sejam ouvidos.
  • Promova um Sentimento de Pertencimento e Inclusão: Isso deve estar integrado na estrutura da sua empresa, alinhando as ações com os valores e a ética organizacional. Promover a segurança psicológica é fundamental para construir confiança, credibilidade e respeito.

Confiança Leva à Influência

Não é nenhum segredo que a confiança é um catalisador para a eficácia da liderança. A liderança baseada na confiança capacita os funcionários e impulsiona a mudança e a inovação, criando e potencializando equipes de alto desempenho. Desenvolver confiança no local de trabalho pode resultar em uma grande capacidade de liderar com influência.

Liderar com influência requer construir relacionamentos interpessoais baseados na confiança. Liderar com influência requer empatia – e a empatia requer confiança para construir segurança psicológica. Quando você lidera com influência, emprega métodos como fazer perguntas em vez de dar respostas diretas, o que exige confiança nos funcionários.

Cultivando a Confiança para um Sucesso Duradouro

Se você deseja construir equipes de alto desempenho baseadas em relacionamentos de confiança, então uma liderança eficaz é essencial. Se quiser saber melhor como desenvolver isso de forma prática, conheça mais sobre nossos treinamentos.

Autor: Matt Norman

Matt Norman treina e aconselha executivos sobre como construir pessoas e cultura excelentes. Ele é presidente e CEO da Norman & Associates, o maior fornecedor norte-americano de programas de aprendizagem Dale Carnegie que ajudam as pessoas a melhorar a forma como se comunicam, lideram, influenciam e trabalham juntas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.