5 Razões para o Declínio da Produtividade
Apesar das equipes comprometidas, das ferramentas inovadoras e dos amplos recursos, maximizar a produtividade dos funcionários nem sempre é fácil. Na verdade, a perda de produtividade pode muitas vezes parecer uma avalanche que começa com alguns funcionários desengajados e se transforma em uma falta de inovação e inspiração em toda a organização.
Como líder empresarial, você sabe que a produtividade reduzida tem consequências graves tanto para organizações individuais quanto para a economia como um todo. Lidar com o declínio da produtividade começa com a compreensão das razões pelas quais ele ocorre.
Medindo a Produtividade
As organizações podem medir a produtividade em todos os níveis, incluindo os níveis individual e empresarial. De acordo com a Universidade Estadual da Carolina do Norte, a produtividade dos trabalhadores caiu 2% entre meados de 2021 e meados de 2023. Na esteira da pandemia da COVID-19, muitos funcionários mudaram seus hábitos de trabalho, levando a níveis mais baixos de produção. Por exemplo, algumas pessoas buscaram acordos de trabalho flexíveis para melhorar seu equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
A produtividade no nível empresarial também diminuiu, um sinal preocupante para a economia dos EUA. O Departamento de Estatísticas do Trabalho dos EUA, relata que a produtividade total dos fatores aumentou apenas 1,3% em 2023. Além disso, os Estados Unidos tiveram cinco trimestres consecutivos de declínio na produtividade ano a ano naquele período — algo que não acontecia desde que o BLS começou a monitorar dados de produtividade em 1948.
Se você ainda não está monitorando a produtividade, deveria estar. Uma das melhores maneiras de fazer isso é dividindo unidades de produção por unidades de entrada (capital, trabalho ou materiais). Use a mesma fórmula a cada trimestre ou a cada mês para determinar se a produtividade da empresa está aumentando, diminuindo ou permanecendo a mesma.
5 Razões Pelas Quais a Produtividade Está Diminuindo no Nível Empresarial
Muitos fatores afetam a produtividade, mas aqui estão alguns dos motivos mais comuns para a sua diminuição.
1. Sistemas e Processos Ineficientes
Você já teve que seguir um processo com 10 passos quando cinco seriam suficientes? Se sim, provavelmente entende um dos motivos mais comuns para o declínio da produtividade. Sistemas e processos ineficientes desperdiçam tempo, deixando os funcionários lutando para aumentar sua produção.
Por exemplo, imagine o que aconteceria se levasse 10 minutos para seguir o processo da sua empresa para fazer um pedido de cliente. Um funcionário só conseguiria concluir seis pedidos por hora. Não importa o quanto trabalhasse, ele não conseguiria aumentar significativamente sua produção.
Processos ineficientes geram ineficiência no nível organizacional, levando à frustração de colaboradores e líderes empresariais.
Aprenda quais ineficiências estão impedindo os funcionários de perceber seu potencial. Se softwares lentos ou múltiplas camadas de aprovações estiverem consumindo seu dia, os funcionários não poderão gastar tempo aprendendo novas habilidades ou inovando para melhorar a produtividade.
2. Baixos Níveis de Engajamento
O envolvimento dos funcionários refere-se ao nível de comprometimento entre sua organização e seus colaboradores. Quando o engajamento é alto, os funcionários têm atitudes positivas e se esforçam para ajudar uns aos outros, contribuindo para altos níveis de produtividade.
O baixo engajamento pode ter o efeito oposto. Quando os funcionários estão desengajados, eles não se importam tanto com o que está acontecendo na organização. Eles podem se afastar de suas equipes, reduzindo a colaboração. Alguns fazem apenas o mínimo necessário para manter seus empregos. Com o tempo, suas atitudes negativas podem se espalhar pela organização, dificultando a produtividade de outros trabalhadores.
3. Falta de Direção Clara
Antes de fazer uma viagem, você deve escolher um destino e planejar a melhor maneira de chegar lá. Se você não tem um destino em mente, tudo o que pode fazer é vagar sem rumo. O mesmo acontece com os funcionários que operam sem uma direção clara. Eles podem estar comprometidos, mas não podem ser produtivos se não souberem o que se espera deles.
Para evitar reduções de produtividade causadas por falta de direção, os líderes devem fornecer um roteiro claro sempre que lançarem um novo projeto ou atualizarem a declaração de missão da empresa.
4. Recursos Inadequados
Muitas empresas estão tentando operar com menos recursos, o que dificulta o aumento da produtividade. É difícil manter um bom ritmo de trabalho sem funcionários suficientes ou sem as matérias-primas necessárias. Com o tempo, a falta de recursos adequados pode reduzir significativamente a produção empresarial.
5. Falta de Motivação
Até mesmo bons funcionários perdem a motivação sob certas circunstâncias. Por exemplo, se sua empresa mudar de direção, alguns colaboradores podem sentir que não estão mais alinhados com os valores da organização. A falta de ferramentas e suporte também pode reduzir a motivação.
Além disso, a transição de um colaborador individual de alto desempenho para um líder inspirador pode ser um dos passos mais desafiadores, mas gratificantes, em nossa carreira. Dale Carnegie’sDesenvolva seu potencial de liderança: pare de fazer, comece a liderarO programa equipa líderes emergentes com a mentalidade, o conjunto de habilidades e as estratégias necessárias para liderar equipes com confiança, promover a colaboração e atingir metas organizacionais.
A Transição para a Liderança
Além disso, a transição de um colaborador individual de alto desempenho para um líder inspirador pode ser um dos passos mais desafiadores, mas gratificantes, em nossa carreira. Os programas da Dale Carnegie ajudam líderes emergentes com a mentalidade, o conjunto de habilidades e as estratégias necessárias para liderar equipes com confiança, promover a colaboração e atingir metas organizacionais. Conheça nossas soluções.
Escrito por:
Ercell Charles
Ercell Charles é Vice-Presidente de Transformação do Cliente na Dale Carnegie. Ele é responsável por oferecer soluções de qualidade para empresas e organizações, liderando, orientando e facilitando avanços profissionais e pessoais.