A adoção bem-sucedida da IA no local de trabalho não começa com a tecnologia

Compartilhe o texto:   

A experiência dos colaboradores pode influenciar significativamente sua perspectiva sobre a adoção da IA.

Os avanços tecnológicos têm sido uma constante na busca por progresso, com empresas continuamente buscando melhorar a qualidade, eficiência e obter vantagem competitiva no ambiente de negócios. Embora os líderes entendam que esse tipo de mudança é uma parte natural da evolução dos negócios, os colaboradores podem não perceber da mesma forma.

Considere que, como líder, embora você possa ver e abordar a adoção tecnológica da inteligência artificial como uma estratégia geral para ajudar a organização a competir, os colaboradores podem vê-la com medo ou como uma barreira em suas interações diárias dentro da empresa, à medida que tentam desempenhar suas funções. Assim, pode facilmente tornar-se mais uma decisão da liderança que eles consideram um obstáculo e que precisam superar.

Um diferencial importante para as reações dos colaboradores à adoção da IA depende do que eles experimentaram ou perceberam até o momento em sua organização, bem como pelas métricas que eles utilizam em relação ao seu próprio desempenho no trabalho. Isto terá um grande impacto sobre a atitude das pessoas, se elas vão se envolver voluntariamente ou apenas tolerar relutantemente uma adoção destinada a melhorias.

Então, o que isso significa para a IA e o futuro do trabalho?

Eficaz ou ineficaz – não negligencie o passado 

Os humanos são criaturas de hábitos. Mesmo aqueles que abraçam a mudança, provavelmente o fazem dentro do âmbito pessoal e de limites que eles estabelecem consciente ou inconscientemente – considerando como qualquer novo item ou evento pode potencialmente afetar seu ambiente atual ou o caminho futuro que eles possam ter imaginado.

Assim, a forma como uma iniciativa de mudança nas nossas organizações (por exemplo, a adoção de IA) é transmitida ou desenrolada para os colaboradores têm um grande impacto na forma como será recebida.

Isto também pode assumir uma importância maior se os líderes tiverem sido eficazes até o momento, tendo desenvolvido colaboradores que se sentem muito ligados às suas funções e se orgulham da sua contribuição para os objetivos globais da organização.

Os líderes precisam estar atentos ao ambiente. Ter colaboradores que gostam do seu local de trabalho ou que se dedicam ao seu trabalho não significa que as organizações podem implementar tecnologias de IA (como a adoção de IA generativa) sem permitir que as pessoas tenham tempo para processar a decisão e fornecer feedback e sugestões. Sem isto, os líderes podem destruir esforços anteriores para criar experiências positivas no local de trabalho e fomentar uma cultura indesejável nos níveis individual, da equipe e organização.

Por outro lado, devemos também considerar que os líderes que não estiveram atentos às competências interpessoais dentro da sua organização até o momento e que criaram em grande parte uma força de trabalho desconectada também não têm luz verde para a IA, ou pelo menos uma iniciativa sem repercussões.

Comparada com os “líderes eficazes”, pode ser normal que a liderança nesta cultura adote e implemente mudanças sem pensar nas nuances no nível básico – deixando a interação humano-tecnologia para os colaboradores ou gerentes descobrirem na prática como será.

Esta abordagem não vai melhorar ou aprimorar as experiências dos colaboradores e provavelmente levará a um aumento da divisão entre os colaboradores e a organização. Além disso, pode servir para aumentar a intenção de rotatividade, que foi mostrado ser um preditor significativo para este comportamento, criando mais problemas para a empresa.

Aprimoramento de habilidades – A adoção bem-sucedida da IA ​​começa antes da implementação

Qualquer que seja a sua situação atual, a consideração estratégica da implementação da IA ​​não começa e termina com a adoção, e não afeta apenas o indivíduo, mas também as equipes ou grupos, bem como a organização em geral. Para ser eficaz na implementação e utilização da IA, o envolvimento proativo em esforços que antecipam e abordam as reações potencialmente negativas das pessoas afetadas ajudará a identificar pontos de discussão e áreas de foco para promover uma integração mais suave.

Por exemplo, um estudo sobre a interação humana e a IA no nível da equipe destacou a necessidade de aprimorar as habilidades dos colaboradores por meio de oportunidades de treinamento que melhorem a competência tecnológica, antes da colaboração em IA.

Outro estudo falou sobre a importância das oportunidades de treinamento em nível individual, onde esse treinamento incluiria assistentes de tecnologia e materiais de instrução antes e durante a implementação.

Embora sejam apenas dois estudos, eles não estão sozinhos. O ponto comum é que a adoção bem-sucedida da IA ​​começa com o treinamento e a preparação antecipada dos membros da sua equipe; abordando áreas que educam as partes interessadas em torno de “o quê, por que e como” no que se refere às suas funções.

Nesta jornada é importante criar oportunidades que permitam e acolham contribuições dos membros da equipe ao longo do caminho.

Devemos ressaltar que os benefícios de buscar a opinião dos membros da equipe vão além de fazer com que eles se sintam ouvidos ou valorizados. De acordo com uma revisão sistemática de trabalho empírico em torno do uso da IA ​​no local de trabalho, os membros da equipe que, em última análise, considerarem a tecnologia adotada como adequada em relação às tarefas executadas, não apenas darão mais valor à tecnologia, mas provavelmente também a utilizarão conforme pretendido, criando mais certeza em torno do processo de planejamento e uso pós-adoção.

A implementação bem-sucedida de IA requer uma abordagem proativa

Você não precisa ser um especialista em tecnologia para ser eficaz em abraçar a IA como força de trabalho. Na verdade, para muitos, concentrar-se demais na tecnologia em si pode fazer com que ignorem os principais fatores que contribuem para o seu sucesso ou fracasso final e podem até negligenciar outras áreas de vantagem competitiva. Para os líderes preocupados com um ponto de partida para a adoção e implementação bem-sucedidas da IA, considerem que concentrar-se nos indivíduos afetados é um passo importante para o sucesso ou fracasso final dos seus esforços de planejamento.

Quanto mais os membros da sua equipe souberem e contribuírem para as decisões dentro e ao redor de uma organização, como ajudar a determinar o que é considerado ou adotado em relação à IA, melhor será o processo de mudança. A boa notícia é que esta etapa não exige que você espere até conhecer a tecnologia de IA específica que pode ser implementada. Os líderes proativos podem hoje concentrar-se em competências interpessoais importantes que podem ter um impacto positivo no sucesso final da adoção da IA.

Como os resultados organizacionais têm demonstrado repetidamente que estão conectados às pessoas e às habilidades interpessoais existentes que apoiam um ambiente de criatividade, conexão e confiança, construir o primeiro passo a partir de materiais que demonstrem inclusão e preocupação com a força de trabalho provavelmente retornam com menos resistência e ajudam a criar uma escada que leva ao sucesso.

Então, como é que a IA mudará o mundo e o nosso local de trabalho?

Parece que uma forma é destacar a importância contínua dos aspectos relacionais e sociais que rodeiam a interação humana na busca do futuro e, como acontece com a maioria dos empreendimentos, uma abordagem bem equilibrada é fundamental.

Que tal se preparar melhor para o futuro? Conheça nossos treinamentos e prepare-se para o seu sucesso.

Robert A. Coleman, Ph.D.

Robert A. Coleman, Ph.D e diretor de pesquisa e liderança inovadora da Dale Carnegie and Associates, onde é responsável pela pesquisa contínua sobre questões atuais enfrentadas por líderes, colaboradores e organizações em todo o mundo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.