O que é uma Cultura Digital e por que ela é importante?

Compartilhe o texto:   

O que é uma Cultura Digital e por que ela é importante?

A tecnologia afeta todas as nossas atividades diárias e está crescendo a um ritmo exponencial, especialmente com avanços como IA generativa, processamento de linguagem natural (PNL), realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR).

Os ambientes de trabalho estão se tornando mais automatizados e tecnologicamente dependentes, e isso traz consigo mudanças rápidas no local de trabalho. Como resultado, as visões da cultura que tradicionalmente giram em torno de valores, crenças e comportamentos devem agora considerar políticas, procedimentos e melhores práticas para a utilização de tecnologias digitais e como estas impactam as partes interessadas.

Definição de Cultura Digital

Uma cultura digital no local de trabalho é o conjunto de valores, crenças e comportamentos moldados pela exposição, adoção e uso da tecnologia. Construir uma cultura digital forte é ótimo em teoria, mas sem uma definição operacional acordada que solidifique o entendimento da equipe, podemos facilmente ter pessoas muito habilidosas trabalhando diligentemente na direção errada. À partida, a questão mais importante é: o que é cultura digital? Isso será exclusivo para sua organização e é algo que vocês precisam desenvolver juntos.

Discuta o que você gostaria que fosse a sua organização. Escreva, desafie e revise coletivamente. Os colaboradores já terão seus pontos de vista pessoais sobre a tecnologia, que influenciam como adotam e interagem com ferramentas digitais no trabalho. Inclui-los neste processo beneficiará a fase de adoção e implementação do plano e melhora a jornada em direção à cultura digital desejada.

A cultura digital não se desenvolve naturalmente sem orientação. Assim como você guia sua cultura interpessoal no local de trabalho por meio de políticas e iniciativas de escritório, os executivos e gerentes precisam implementar práticas e expectativas sólidas quando se trata de ferramentas digitais. Adotar tecnologias é fundamental, mas deve ser feito de maneira que considere as necessidades da organização e dos membros da equipe, bem como o “ajuste” específico da tecnologia dentro da organização.

Nos negócios, uma forte cultura digital promove o desenvolvimento contínuo de habilidades para que os trabalhadores se sintam confiantes ao usar a tecnologia que a empresa deseja e precisa. Culturas digitais fortes também promovem a criatividade e a adaptabilidade à medida que as equipes utilizam novas ferramentas e encontram novas formas de abordar velhos problemas. A cultura digital melhora a comunicação, a colaboração, a eficiência e a agilidade, e pode ser um meio de vantagem competitiva, mas somente se você for capaz de desenvolver uma perspectiva positiva em relação à adoção da tecnologia.

Por que a Cultura Digital é Importante?

Já vivemos numa “cultura digital” – desde smartphones e internet até assistentes robóticos e chatbots generativos. Como profissionais, temos de compreender que a tecnologia por si só é neutra. Sem uma estratégia de negócios, há chances iguais de que isso facilite a excelência em suas equipes ou gere frustração, resultando em oportunidades perdidas e ineficiências. E também não podemos simplesmente atribuir os fracassos à falta de treinamento em habilidades técnicas. Como pode ser visto na Figura 1, a maioria entende como utilizar a tecnologia da empresa, mas o nível de satisfação ou crença nos seus benefícios têm um impacto significativo nos resultados da equipe.

 

Quando se trata de equipes de alto desempenho, a tecnologia desempenha um papel de apoio no seu sucesso, e esse papel de apoio deve ser estrategicamente selecionado e implementado em conformidade. Uma empresa que vive suas crenças digitais é a Monday.com. O comercial do Super Bowl de 2022 mostrou como eles “trabalham sem limites”. Mas é o vídeo dos bastidores que explica como o uso de sua própria tecnologia permitiu que o comercial fosse feito em tempo recorde.

Como Construir uma Cultura Digital Funcional?

Olhando para a nossa definição de cultura digital, as empresas precisam planejar e executar para obter os benefícios da utilização de sistemas digitais. A tecnologia por si só não facilitará o trabalho em equipe eficaz nem resolverá a dinâmica da equipe, já que nada em nossas organizações acontece no vácuo, mas certamente pode ser uma ferramenta valiosa para o progresso nas situações certas. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para começar:

  1. Forneça Treinamento e Suporte: cada colaborador, desde estagiários a executivos, terá experiências e aptidões diferentes com a tecnologia. A formação e o desenvolvimento desempenham um papel fundamental na promoção de uma cultura digital que levará a equipes de alto desempenho. Equipes adequadas com o conhecimento necessário, fortalecendo as habilidades básicas e sociais de sua força de trabalho.
  2. Avalie as Necessidades: para construir uma cultura digital funcional, os líderes devem levar em consideração as características e necessidades das suas equipes. Os trabalhadores resistem menos às mudanças tecnológicas quando virem como estas são incluídas na consideração da sua utilização e como as mudanças estão sendo implementadas em seu benefício.
  3. Avalie o Uso Atual da Tecnologia: identifique onde novas ferramentas poderiam melhorar a comunicação ou a eficiência — mas faça isso com a ajuda da força de trabalho. Pergunte a si mesmo e depois compartilhe com outras pessoas por que essas ferramentas estão sendo consideradas e como elas podem ajudar a atingir a meta organizacional geral. Ao mesmo tempo, bons líderes receberão feedback honesto de todos os afetados e estarão dispostos a ajustar o curso, se necessário. Crie políticas e procedimentos que os trabalhadores possam consultar, que reflitam seus objetivos tecnológicos, e não implemente novas tecnologias sem uma compreensão coletiva do “porquê”.

Com a tecnologia, o que você deixa de fora é tão importante quanto o que você usa. Novamente, isso requer uma abordagem muito personalizada, baseada em fatos e não em suposições. Por exemplo, um estudo da Dale Carnegie revelou que apenas 61% dos membros da equipe que responderam preferiam a comunicação através de plataformas on-line, contra 89% dos líderes. Esta é uma lacuna grande e que pode ser facilmente superada se você estiver ciente da visão das partes interessadas.

Encontre Ajuda para Criar sua Cultura Digital

Você não precisa construir sua cultura digital sozinho. Seja aprendendo a realizar reuniões eficazes ou desenvolvendo seu potencial de liderança, Dale Carnegie tem o caminho certo para levar sua empresa a resultados de sucesso com tecnologia. Para saber mais, navegue pelos recursos disponíveis ou encontre seu parceiro local da Dale Carnegie para montar sua melhor Trilha de Desenvolvimento.

Autor: Robert A. Coleman, Ph.D.

Robert A. Coleman, Ph.D e diretor de pesquisa e liderança inovadora da Dale Carnegie and Associates, onde é responsável pela pesquisa contínua sobre questões atuais enfrentadas por líderes, funcionários e organizações em todo o mundo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.